sábado, 20 de abril de 2013

Dia da troca






























Aula de Ciências no Clube Campestre


Observação da flora e elementos básicos da fauna

terça-feira, 9 de abril de 2013

Uso de recursos didáticos na educação - Palestra faculdade de Itanhandu


A presença da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola.

O uso da tecnologia foi introduzida com maior ênfase nos anos 60
( Pedagogia tecnicista )
Nos anos 80 a tecnologia educacional passou a ser compreendida como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais.

Não basta a utilização de tecnologia, é necessário inovar em termos de prática pedagógica.
(SAMPAIO & LEITE apud LEITE, 2003, p.12)



As tecnologias merecem estar presentes no cotidiano escolar primeiramente porque estão presentes na vida.


Também para:
-         Diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;

-         Serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento, já que trazem embutidas em si mensagens e um papel social importante;

-         Permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios, familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade;

-         Serem desmistificadas e democratizadas;

-         Dinamizar o trabalho pedagógico;

-         Desenvolver a leitura crítica;


-         Ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos diferentes saberes.

Para isso o professor deve ter clareza do papel das tecnologias como instrumentos que ajudam a construir a forma de o aluno pensar, encarar o mundo e aprender a lidar com elas como ferramentas de trabalho e se posicionar na relação com elas e com o mundo.

Os recursos podem ser:

Visuais e táteis

Auditivos:

Critérios para seleção dos recursos tecnológicos:

a)   Adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos alunos, aos seus interesses e necessidades;

b)   Adequação à função que se quer desenvolver (cognitiva, afetiva ou psicomotora);

c)   Simplicidade,: fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível;

d)   Qualidade e exatidão;


e)   Atrativos: devem despertar interesse e curiosidade.


Lembrete!

É importante lembrar que a primeira regra para a utilização de qualquer recurso didático é: se não estiver bem elaborado, construído, ou se você não souber utilizar, não use! Vá a busca desse conhecimento! 

Os recursos didáticos não podem ser utilizados como se fossem as aulas em si.
Isto é, se o professor utilizar um filme, deve interromper a projeção, fixar cenas, discutir com os alunos, fazer relatório...

O professor deve já ter preparado outra atividade, caso isto aconteça. Esporadicamente pode o professor deixar-se dominar pela inspiração, desde que domine o conteúdo com profundidade, certamente ele encontrará rapidamente uma alternativa.
A tecnologia de ensino deve auxiliar o trabalho do professor e não causar transtornos.

FERREIRA, Oscar Manuel de Castro & SILVA JUNIOR, Plínio Dias da Silva. Recursos audiovisuais para o ensino. São Paulo: EPU, 1995.       


Colocando em prática


Atividade de Matemática
Tema: Medida de Tempo
Objetivo: Identificar hora, meia hora, minutos
Recurso: Relógio analógico


Atividade de Português
Tema:  Poesias
Objetivo: Reconhecer o tipo textual característico da poesia
Recurso: Impressões diversas de poesias




Atividade de Ciências
Tema: Formação das nuvens
Objetivo: Perceber a evaporação e a formação de gotículas  que transformam-se em nuvens.
Recurso: Panela, água e fogão.




Atividade de Geografia
Tema: A arte de representar
Objetivo: Perceber que espaços grandes podem ser representados em miniatura
Recurso: Maquete construída pelos alunos