quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mural da minha sala





Alunos do terceiro ano - primeiro dia de aula

 Julianna
 Ana Beatriz
 Gabriela
 Bianca
 João Vítor
 Sofia
 Rafael
 Davi Noronha
 Gustavo
 Marcelo
 Davi Scarpa
 Miguel
João Pedro
Mariana

As formigas

Como as formigas surgiram em nosso planeta entre 80 e 140 milhões de anos atrás, só no Brasil existem cerca de 2500 espécies e cerca de 10 mil no mundo – menos nos polos. Como todo inseto, possui três pares de patas e um par de antenas. Elas são insetos que vivem em sociedade e há muito para aprender com a forma como se organizam. No formigueiro, elas se estruturam em grupos (castas), nos quais ocorre a divisão de tarefas. A rainha é fértil e mãe de todos os indivíduos do formigueiro, as operárias cuidam dos afazeres do formigueiro, como limpeza e alimentação, e o macho é responsável pela reprodução.
Para o meio ambiente elas são úteis, pois ajudam na dispersão de sementes, mas para algumas atividades, como a agricultura, podem causar grandes prejuízos e ser consideradas pragas. Existem também as formigas domésticas, que causam transtornos nos lares, pois podem ser vetores de doenças ao entrar em contato com alimentos.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/106/imprime250388.asp


"A Formiga"
As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina
A gota d’água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar
O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte.

Como fazer um formigueiro


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Poema: Identidade

                                                                                                                                       Pedro Bandeira

Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou
" o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e de vergonha.
Às vezes sou Hércules
Sansão o vencedor,
peito de aço,
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim
sou menino.

c e ç


Filosofia: Ficha avaliativa de comportamento


Filosofia: O lago de leite

Em um certo lugar no Oriente, 

um rei resolveu criar

 um lago diferente para as pessoas 

do seu povoado. 

Ele quis criar um lago de leite, então 

pediu para que 

cada um dos residentes do local levassem apenas 1 

copo de leite; com a cooperação de todos, o lago 

seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou 

até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. 

Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o 

lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei 

consultou o seu conselheiro que o informou que as 

pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: 

"No meio de tantos copos de leite se só o meu for de 

água ninguém vai notar..." Questionar com as 

crianças: Que valor faltou para que a ideia do rei se 

completasse? Após a discussão, seria interessante 

que os alunos construíssem algo juntos, como por 

exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada 

com um recorte que, depois de picotado, forma várias 

pessoas de mãos dadas, 

como uma corrente.

Lembrança do primeiro dia de aula


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Juntos

Estamos juntos!
Você e eu... nós...
Algumas horas no dia a dia,
mas juntos...
É o que importa!

Vamos caminhar juntos,
bem juntos, as mãos unidas,
o coração alegre...
juntos, passo a passo.

Aqui, lhe darei amor
a cada instante de união:
- no trabalho
- nas palavras ditas e pensadas
- nas brincadeiras...

Muitas vezes lhe direi "NÃO..."
E guardarei para depois o "SIM"
poderei ficar zangada
e até falar mais alto...
Saiba porém que isto
também é amor

O importante é que

ESTAMOS JUNTOS

E vamos fazer deste ano o MELHOR.

Estou aqui para te ajudar
Pode contar comigo SEMPRE que precisar.

Um abraço,

Professora Angélica

Teatro de natal


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que os pais devem fazer e saber no Início das Aulas - Inicio do Ano letivo



Aproveite o frescor do novo ano escolar para estimular seu filho a adquirir o hábito de estudar diariamente.

Façam juntos uma agenda com horários para estudar em casa. Defina também o tempo para esportes e lazer, como TV e videogame.

Estabeleça combinados prevendo futuros imprevistos. Por exemplo: se ele tiver uma festa no meio da semana, terá de abrir mão de alguma atividade de lazer para fazer as tarefas escolares.

Capriche no material escolar. Livros encapados duram mais; um estojo completo, com lápis apontados e canetas coloridas, pode empolgá-lo para se dedicar às lições.

É necessário que o filhote seja organizado com suas coisas. Peça a ele que arrume a bagunça do quarto após as férias para tornar mais prática a vida escolar.

Não deixe a excitação que acomete os alunos com a possibilidade de rever os amigos e conhecer novos colegas  roubar a atenção à volta das responsabilidades.

A rotina acadêmica de seu filho merece atenção: “Nenhuma escola, por melhor que seja, é a única responsável pela educação de uma criança”.

créditos: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dicas-para-os-pais-no-inicio-das-aulas-ano-letivo-dinpro.php