quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As crianças aprendem o que vivem

Se as crianças vivem em meio a críticas,

aprenderão a condenar.

Se as crianças vivem em meio à hostilidade,

aprenderão a brigar.

Se as crianças vivem sendo ridicularizadas,

irão se tornar tímidas.

Se as crianças vivem com vergonha,

aprenderão o sentimento de culpa.

Se as crianças vivem onde há incentivo,

aprenderão a confiança.

Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância,

aprenderão a paciência.

Se as crianças vivem onde há elogios,

aprenderão a apreciação.

Se as crianças vivem onde há aceitação,

aprenderão a amar.

Se as crianças vivem onde há aprovação,

aprenderão a gostar de si mesmos.

Se as crianças vivem onde há honestidade,

aprenderão a veracidade.

Se as crianças vivem com segurança,

aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.

Se as crianças vivem em um ambiente de amizade,

aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.

(Dorothy Law Nolte)

matemática

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação,
datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas,
Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a
Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas..

Leiam relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada comprei um produto que custou R$15,80. Dei à balconista
R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber
ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para
a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos
olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente
continuava sem entender. Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que
foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção
é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?
( )SIM ( ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção
é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção
é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é
afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria
social não precisa responder)

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
QUANDO AS ESCOLAS RETORNAM DAS FÉRIAS

Texto de Aluísio Cavalcante Jr.


Quando as escolas retornam de férias,

Ocorre o encontro da alegria com a esperança.

Neste encontro todos ensinam.

Neste encontro todos aprendem.

Assim o que era saudade se faz afeto,

E o dia se tinge com as mais belas cores

Que o olhar da vida pode contemplar.