terça-feira, 27 de outubro de 2009

DICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM CASA E NA ESCOLA


EMERGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS

Traumas em lábios, língua e gengivas

Em todos os casos, o mais importante é manter a hidratação dos tecidos lesados. No caso de um ferimento limpo, manter a boca fechada para lubrificação através da saliva. No caso de uma região suja, deve-se lavar a região com soro fisiológico utilizando uma seringa.

Em caso de hemorragia, a compressão com gaze é o melhor meio de controlar o sangramento. Pode ser feito um bochecho leve com água e sal. Evite usar água oxigenada, pois ela aumenta a lesão.

Pancada nos dentes

Se o dente estiver muito solto, manter a boca entreaberta, não movimentando o dente abalado. Aplicar gelo e conter a hemorragia, se necessário.

Avulsão de dentes

Quando o dente desprende-se totalmente, deve ser colocado num recipiente com leite, soro fisiológico ou a saliva da vítima, a fim de preservá-lo para reimplante. O dente nunca deve ser lavado ou esfregado. Aplicar gelo e conter a hemorragia, se necessário.

Intrusão de dentes

Quando o dentre entra na gengiva. Não tente remover o dente. Aplicar gelo.

Fratura de dentes

Quando a fratura atinge o esmalte e a dentina não há sangramento do dente, mas quando a polpa fica exposta, aí há o sangramento do dente provocando muita dor. Encaminhar o pedaço do dente ao dentista observando o mesmo procedimento da avulsão. Ocorrendo a fratura da raiz com dente permanente, dá-se a perda total do dente.

Após o primeiro atendimento, a vítima deve ser encaminhada o mais rápido possível ao dentista.

HEMORRAGIA

É a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria. Pode ser externa ou interna.

Sintomas
- dor local
- presença de sangue
- pulso fraco e rápido
- pele fria e suor
- sede
- tontura

Conduta
- eleve o membro com sangramento
- comprima o local com pano limpo, procure proteger-se com luvas ou saco plástico nas mãos
- colocar bolsa fria no local da lesão
- manter a pessoa deitada com a cabeça num nível mais baixo que o do corpo
- encaminhar para atendimento médico

HEMORRAGIA NASAL

É a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo localizado na região nasal.

Sintomas
- presença de sangue nas narina e garganta

Conduta
- sentar a vítima e inclinar a cabeça para frente
- orientar a vítima para respirar pela boca
- comprimir a narina com dedos de 5 a 10 minutos
- colocar compressa gelada no nariz – na região do septo
- não deixe que a vítima assoe o nariz
- se após esses procedimentos o sangramento persistir, encaminhar para atendimento médico

MORDIDA DE ANIMAIS

É a mordedura provocada por animais.

Sintomas
- raramente provocam grandes sangramentos
- causam deformidade
- propensão à infecção

Conduta
- lavar o local com água corrente e sabão
- proteger o local com pano limpo
- encaminhar para atendimento médico
- se possível manter o animal que mordeu em observação


PICADA DE ANIMAIS PEÇONHENTOS

É a inoculação de veneno de animais no corpo. No caso de inseto, os casos graves são das vítimas alérgicas. Já aranhas, escorpiões e cobras causam maiores danos.

Sintomas
- dor ou coceira no local da picada
- inchaço no local e região próxima
- aparecimento de bolhas
- falta de ar
- tontura
- perda da consciência

Conduta
- colocar gelo nas picadas de insetos, aranhas e escorpiões, mas não nas de cobra
- manter a parte afetada abaixo do nível do coração e a vítima em repouso, para evitar que o veneno se espalhe rápido
- não fazer torniquete
- não sugar a ferida
- encaminhar para atendimento médico

DESMAIO

É a perda momentânea da consciência.

Sintomas
- Tontura
- Visão turva
- Náuseas
- Palidez
- Sudorese

Conduta
- colocar a vítima deitada de costas, as pernas elevadas cerca de 20 a 30 centímetros (não havendo suspeita de lesão na coluna ou cabeça)
- se apresentar vômitos, coloque a vítima deitada de lado
- afrouxar as roupas e colocar pano molhado ou gelado na testa
- encaminhar para atendimento médico


CONVULSÃO

É a movimentação anormal da musculatura do corpo -movimentos involuntários-, com ou sem a perda de consciência.

Sintomas
- Aumento da salivação
- Vômitos
- Descontrole dos esfíncteres
- Inconsciência e queda ao solo
- Palidez intensa
- O corpo é sacudido por movimentos incontroláveis e descoordenados
- Pode haver inconsciência após a crise

Conduta
- colocar a vítima em posição lateral esquerda, de modo que ela não aspire em caso de vômito, e manter a cabeça estendida para trás sem forçar
- não tente impedir os movimentos convulsivos
- afrouxe a roupa
- proteger a cabeça para que não bata no chão
- afastar objetos próximos para que a vítima não se machuque
- não oferecer nada para beber ou comer
- não colocar nenhum objeto na boca
- encaminhar para atendimento médico

A jibóia

Estou ensinando aos poucos esta música, as crianças adoram!!!


A jibóia me falou que está com fome
tá com fome e faz um ano que não come.

Foi falando e foi abrindo a sua goela
e é por isso que não chego perto dela. (bis)

A jibóia me falou que me admira
mas eu acho que ela disse uma mentira.

A jibóia me falou que não quer briga
tá com fome mas quer ser minha amiga.

A jibóia me pediu um grande abraço
ela pensa que eu sou bobo e sou palhaço.

A jibóia me falou que não me aperta
mas eu acho que a jibóia é muito esperta.

A jibóia me pediu uma carícia
mas eu acho que a jibóia tem malícia.

A jibóia me falou que não me engole
mas eu logo respondi que não me amole.

A jibóia tá olhando pro meu lado
e eu não olho pra não ser enfeitiçado.

A jibóia faz um ano que não come
mas comigo ela não mata a sua fome.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE


Aula 4

Trabalhando com as expressões

Contar uma história e pedir que as crianças dramatizem emoções como: alegria, medo, raiva, birra, susto...

Pose para foto com expressões de dor, medo, tristeza, surpresa...

Música:
Se você está contente bata palmas
Se você está contente bata palmas
Se você está contente com vontade de sorrir
Se você está contente bata palmas

Se você está contente bata os pés
Se você está contente bata os pés
Se você está contente com vontade de sorrir
Se você está contente bata os pés

Bata palmas
Bata os pés

Se você está contente dê risadas
Se você está contente dê risadas
Se você está contente com vontade de sorrir
Se você está contente dê risadas

Bata palmas
Bata os pés
Dê risadas

( Ir acrescentando movimentos enquanto houver interesse)


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Meu barquinho de papel

João era um menino muito esperto que adorava aventuras, certo dia ele resolveu ir passear pela floresta.

Então, ele foi andando, andando e pela floresta ouvia muitos barulhos, mas o que ele mais gostou foi o barulho do vento ( balançar a folha fazendo o barulho do vento)


Estava Joãozinho refrescando-se embaixo de uma árvore quando surgiu uma borboleta voando e lembrou-se desta música: (dobrar a folha ao meio, segurando pela dobra. Abaixar e levantar a mão, fazendo o papel balançar como se fosse asas de borboleta)

“Borboletinha ta na cozinha

Fazendo chocolate para a madrinha.

Poti, poti, perna-de-pau.

Olho de vidro e nariz de pica-pau”

João gostou muito daquele lugar e achou que seria bem divertido fazer uma casa na árvore e morar por ali mesmo. (dobrar ao meio novamente e colocar ponta com ponta ao meio da marcação dobrada) de:

“ Era uma casa muito engraçada,

Não tinha teto,

Não tinha nada.

Ninguém podia

Entrar nela não

Porque na casa

Não tinha chão.

Ninguém podia

Dormir na rede,

Porque na casa

Não tinha parede.

Ninguém podia

Fazer pipi,

Porque pinico

Não tinha ali.

Mas era feita

Com muito esmero

Na rua dos bobos

Número zero”.

(Música e letra de: Toquinho e Vinícius)

Mas a casa era toda desajeitada! Não daria para João morar nela por muito tempo...

Era melhor João inventar outra brincadeira. Ele gostava muito de brincar de soldado e precisou dobrar só mais um pedacinho, outro pedacinho... E ... O que será que apareceu? Olhem só! Um chapeuzinho do soldado! Joãozinho começou a cantar esta música:

Marcha soldado cabeça de papel

Quem não marcha direito vai preso no quartel.

O quartel pegou fogo Francisco deu sinal

Acode, acode, acode a Bandeira Nacional.

Mas o chapéu era muito grande para a cabecinha do João e ele resolveu dobrar mais uma vez, (de um lado, do outro lado)

surgindo assim um chapeuzinho muito pequeno. João ficou muito aborrecido e tentou faze-lo voltar ao mesmo tamanho, mas não conseguiu.

O que conseguiu foi fazer um...

Um barquinho!!!!!

E o Joãozinho ficou feliz da vida. Correu para a praia que ficava ali por perto. No caminho começou uma chuvinha danada e ele tentou enxugar o barquinho com a camisa. Quando acabou de enxugar, largou a camisa e foi embora. Já estava na praia quando notou que estava sem camisa e logo pensou:

__ Epa! Minha camisa! Onde será que a deixei? Vou levar uma surra da minha mãe! Mas agora eu não vou acha-la mesmo e vou apanhar do mesmo jeito! Então eu vou brincar um pouquinho e depois vou para casa!

Usando sua imaginação embarcou no frágil barquinho que navegou, rapidamente, mar a dentro.

Já estava longe, navegando, quando uma tremenda tempestade começou a jogar o barquinho pra cá e pra lá.

Pra lá e pra cá!

Nesse jogo das ondas, o barquinho bateu com a proa no rochedo, partindo-se. (frente)

A tempestade ficou mais forte ainda, continuando a jogar o barquinho que, bateu também com a popa, partindo-se como a proa. (trás)

E o barquinho vira e vai para o fundo do mar, batendo com a ponta da vela que também se parte. Mas o barquinho da vela quebrou de forma redondinha.

E sabem o que aconteceu?

Joãozinho, por causa do cansaço e do calor, havia se abrigado à sombra de uma árvore perto da praia e adormecera. Quando acordou, sua camisa estava ao lado dele.

Onde? Onde está a camisa do Joãozinho?

(Abrir a dobradura e surgirá a camisa do menino.)

Após a surpresa!!! Que será o surgimento da camiseta, vc pode criar atividades utilizando a camiseta (pintar, decorar), as músicas que aparecem no decorrer da história, recontar a história, mas desta vez através da dramatização, do envolvimento das crianças, expressão corporal... use sua criatividade... sua aula vai brilhar!!!


( Adaptei a história da forma que gosto de conta-la)

sábado, 17 de outubro de 2009

ALFABETO DA VIDA


Aproveite cada momento do seu dia para construir e erguer alicerces para sua vida, acreditando em você mesmo seja em qual for à situação.

Baseia-se nos fatos e não em suposições, assim buscando soluções, mesmo quando não se vê.

Corrija ações inapropriadas, concentrando-se no que faz que você alcançará o sucesso.

Discuta idéias sempre, porque sempre aprendemos mais com as opiniões dos outros.

Escute mais as pessoas onde quer que vá e também saiba escutar o silêncio.

Fortaleça o que quer e onde quer chegar que certamente chegará.

Ganhe mais se doando ao próximo.

Humanize todas as suas atitudes: aja com rigor e seja amoroso quando necessário.

Integre-se a novos ideais e a novas conquistas.

Junte as verdades e crie várias possibilidades.

Lute pelos seus objetivos pessoais.

Modifique seus horizontes, cuidando sempre do seu maior patrimônio, sua vida!

Não julgue resultados, aprenda com eles e tente superá-los.

Oponha-se quando algo lhe fizer mal.

Persista nos seus sonhos profissionais.

Questione seus erros e repita os acertos sempre que puder.

Reflita cada dia vivido e verifique onde pode mudar, reforçando sua auto-estima e amando-se sempre.

Seja mais leal, íntegro, generoso e 'bon-vivant', sabendo dizer as palavras certas nas horas certas, não esquecendo de ser cauteloso em todas as suas atitudes.

Tenha paciência, determinação, coerência e bom senso nas suas decisões.

Una as oportunidades.

Viva cada dia de uma vez, sem esquecer o passado e pensando no futuro.

Xeque-mate nos problemas, sorria pra vida.

Zele por cada momento de paz.


Camila Castanheira

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Apresentação do teatro: No país da fantasia




















O PAÍS DA FANTASIA

Texto: Gerusa Rodrigues
Adaptação para o teatro: Angélica


Narrador - NO PAÍS DA FANTASIA, VIVIAM O REI, A RAINHA, AS FADAS ,AS BRUXAS MALVADAS E OS ANÕEZINHOS QUE CUIDAVAM DO JARDIM.
O PAÍS DA FANTASIA ERA BEM COLORIDO E TINHA UM JARDIM CHEINHO DE FLORES CHEIROSAS.

REI ( JOÃO GABRIEL) NOSSO REINO É BONITO E COLORIDO,SOMOS MUITO FELIZES AQUI.

RAINHA ( JOARA) COMO É BOM MORAR PERTINHO DE FLORES CHEIROSAS E COLORIDAS.

Narrador - AS BRUXAS MALVADAS TINHAM MUITA INVEJA DA BELEZA DAS FLORES E TIVERAM UM PLANO.

BRUXA ( MARIANA) TIVE UM PLANO PARA DEIXAR ESTAS FLORES BEM TRISTES! HÁ HÁ HÁ

BRUXA ( SOFIA) BOA IDÉIA! QUANDO A NOITE CHEGAR VAMOS FAZER NOSSO FEITIÇO!

Narrador -ENTÃO NO OUTRO DIA QUANDO O SOL NASCEU, TODOS FICARAM SURPRESOS AO VER O QUE TINHA ACONTECIDO COM AS FLORES

SOL ( DAVI N.) NOSSA! O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM O PAÍS DA FANTASIA?

Narrador -MISTERIOSAMENTE A COR HAVIA SUMIDO DE TODAS AS FLORES. ELAS ESTAVAM BRANCAS DA COR DA NEVE.
OS BICHINHOS QUE VOAVAM POR ALI PARA PEGAR O NÉCTAR TÃO DOCINHO DISSERAM:

JOANINHA ( AMANDA) QUE PENINHA! AS FLORES COLORIDAS ERAM TÃO BONITINHAS.

BORBOLETA ( GABRIELA A ) EU GOSTARIA TANTO DE PASSEAR EM UM JARDIM COLORIDO!

BEIJA-FLOR ( DAVI S.) VAMOS TENTAR DESCOBRIR QUEM FEZ ESTA MALDADE.


Narrador -ASSUSTADAS AS FLORES COMEÇARAM A FALAR:

FLOR (GIOVANNA) O QUE ACONTECEU COM A GENTE? ONDE ESTÃO NOSSAS CORES?

FLOR ( ANA BEATRIZ) NÓS ÉRAMOS TÃO COLORIDAS, AGORA ESTAMOS PÁLIDAS E FEIAS.

FLOR (JULIANNA) QUEM SERÁ QUE FEZ ESTA MALDADE COM A GENTE?

FLOR ( GABRIELA M) VAMOS PEDIR AJUDA PARA OS ANÕEZINHOS

Narrador -OS ANÕEZINHOS COMEÇARAM A INVESTIGAR QUEM SERIA O RESPONSÁVEL POR TAMANHA MALDADE.
COMO NÃO CONSEGUIRAM DESCOBRIR NENHUMA PISTA FORAM PROCURAR AS FADAS.

ANÃO ( JOÃO MIGUEL) ACONTECEU UMA COISA TERRÍVEL COM AS FLORES DO PAÍS DA FANTASIA.

ANÃO ( GUSTAVO) SUAS CORES FORAM ROUBADAS E AGORA NOSSO PAÍS ESTÁ TRISTE.

ANÃO ( JOÃO PEDRO) POR FAVOR NOS AJUDEM A DESCOBRIR QUEM FEZ ISTO COM AS FLORES.

FADA ( MARIA FERNANDA) NÓS SABEMOS QUEM ROUBOU AS CORES DAS FLORES, FORAM AS BRUXAS!

FADA ( BIANCA) ELAS FIZERAM ISSO PORQUE TINHAM INVEJA DA BELEZA DAS FLORES.

ANÃO ( MIGUEL) E O QUE VOCÊS PODEM FAZER PARA NOS AJUDAR?

Narrador -NESTE MOMENTO O DUENDE QUE ERA AMIGO DAS FADAS DISSE:

FADA ( MARIA FERNANDA) TOME LEVE ESTES PINCÉIS MÁGICOS E PINTEM AS FLORES COM MUITO CUIDADO.

Narrador -OS ANÕEZINHOS PINTARAM AS FLORES QUE VOLTARAM A SER BELAS NOVAMENTE.
QUANDO OS GUARDIÕES DA NATUREZA FICARAM SABENDO DA MALDADE DAS BRUXAS RESOLVERAM CASTIGÁ-LAS

SENHOR NATUREZA ( JOSH) VOCÊS MERECEM UM CASTIGO PELO ROUBO DAS CORES! VÃO FICAR VELHAS E FEIAS.

FILIPE – COM UM NARIZ BEM GRANDE E SÓ PODERÃO SAIR À NOITE VOANDO DE VASSOURA.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reflita sobre este assunto

Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.

Créditos: Arte na educação


Crianças precisam de uma educação digna, não digo só na parte que incluem materiais e estrutura fisica, mas sim professores preparados, preocupados e interessados em mudar o cenário pedagógico do país.


Estudar sempre, evitar o senso comum, se atualisar, nada mais do que uma obrigação para todos que trabalham com a educação do outro.


Vamos nos preocupar com as crianças, com seu universo,sua individualidade, suas limitações, desejos e anseios. A incompetência de um professor pouco interessado gera aulas mau dadas, e alunos acomodados e insatisfeitos.


Mudar é preciso, estudar é necessario.

Vamos nos lembrar sempre:


"Brincadeira é coisa séria".

domingo, 11 de outubro de 2009

15 de Outubro - Dia do professor

Homenagem aos professores

Ser transmissor de verdades,

Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

sábado, 10 de outubro de 2009

Psicomotricidade na Educação Infantil

DESENVOLVENDO CAPACIDADES


A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.

Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica.


A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc.....

Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.

Atividades de psicomotricidade

Aula 3

_ Brincando de espelho

As crianças ficam sentadadas em roda, ao centro 2 crianças, uma será o espelho e a outra fará os movimentos que serão imitados pelo espelho.
Todas as crianças terão a oportunidade de ser espelho e de fazer os movimentos.

_ Música

Fui ao mercado

Fui ao mercado comprar café
veio a formiguinha e subiu no meu pé
eu sacudi,sacudi,sacudi
mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata roxa
veio a formiguinha e subiu na minha coxa
eu sacudi, sacudi, sacudi
mas a formiguinha não parava de subir.

briga - barriga
mamão - mão
giz - nariz
camelo - cabelo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE

Aula 2

_ Em círculo brincar de quem consegue ficar mais tempo em 1 pé só; quem consegue ficar mais tempo com os braços estendidos; como se fosse um avião...

_ Sentados em forma de círculo cada criança faz um movimento e todos a imitam simultaneamente.
( O professor deverá estimulá-los a criar movimentos com variadas partes do corpo)

_ Música

A raposa gulosa

Eu vi uma raposa gulosa que gostava de comer capim
de tanto comer capim a mão dela ficou assim!

Assim...assim...assim...assim...

Eu vi uma raposa gulosa que gostava de comer capim
de tanto comer capim o pé dela ficou assim!

Assim...assim...assim...assim...

Eu vi uma raposa gulosa que gostava de comer capim
de tanto comer capim a barriga dela ficou assim!
Assim...assim... assim...assim...

(bumbum, cabeça, língua)



quinta-feira, 1 de outubro de 2009


Pré I
- PORTUGUÊS
OBJETIVOS:
1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora. 2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim). 3. Desenvolver Orientação espacial.
4. Desenvolver a oralidade

CONTEÚDOS

• Coordenação viso-motora:
1. Desenho livre. 2. Labirinto. 3. Pintura. 4. Recorte e colagem. 5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
• Percepção visual:
1. Cor. 2. Forma. 3. Tamanho 4. Detalhes. 5. Complementação de figuras. 6. Apresentação das letras, estudo do nome • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último. • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Atividades que promovam o interesse da criança.
Trabalho com músicas
, jogos, brincadeiras e histórias Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas.
Trabalhar a transmissão de recados, o contar e recontar histórias, o dar suas opiniões e sugestões.


- MATEMÁTICA
OBJETIVOS Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDOS
• Estruturas lógicas: 1. Discriminação (semelhanças e diferenças). 2. Comparação. 3. Identificação. 4. Conjuntos. 5. Correspondência. 6. Cores. • Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo). • Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio). • Medidas: 1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino). 2. Distância entre os objetos (longe, perto). 3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa). 4. Massa (leve, pesado). 5. Temperatura (quente, frio). 6. Som (alto, baixo). 7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
• Através do uso de material concreto que promovam a discriminação onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas. • Materiais que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
_ESTUDOS SOCIAIS OBJETIVOS 1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa. 2. Desenvolver socialização. 3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito. 4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país. 5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país. 6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDOS
• Eu/Família/Casa. • Escola • Meios de Transporte/Trânsito. • Meios de Comunicação. • Profissões. • Datas Comemorativas: 1. Carnaval. 2. Páscoa. 3. Dia Nacional do Livro Infantil. 4. Dia do Índio. 5. Dia do Trabalho 6. Dia das Mães. 7. São João. 8. Dia dos Pais. 9. Dia do Soldado. 10. Folclore. 11. Independência. 12. Dia da Árvore. 13. Primavera. 14. Semana do Trânsito. 15. Dia das Crianças. 16. Proclamação da República. 17. Primavera. 18. Dia da Árvore. 19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão. _ CIÊNCIAS OBJETIVOS • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo. • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura. • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. • Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDOS
• O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo). • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA
• Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança. • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor. _ ARTES OBJETIVO • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDOS
• Artes: desenho livre, pintura, colagens e dobraduras. • Sucata, exploração de diferentes texturas. • Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola, esponjas, rolinhos, giz, estimulando a criatividade da criança através de elogios. • Material de sucata e criatividade do professor. • Apresentação de argila e massinha. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS • Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. • Habitua-lo a usar as palavrinhas mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. • Permitir que a criança seja independente. • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. • Levar a criança a brincar com os outros do grupo. • Fazer com que a criança não fixe em um único colega. • Mante-la ocupada. • Levar a criança a participar das atividades de grupo. Baseado no texto de Aline Pires

Atividades de psicomotricidade

Aula 1

_ Fazer no chão, com giz ,casinhas em forma de círculo, quadrado e triângulo para que as crianças fiquem.
Ao sinal do professor todos saem pela quadra, ao segundo sinal voltam para casinha.

Sair pela quadra:
_ Andando;
_ Correndo;
_ Pulando com um pé;
_ Pulando com os dois pés;
_ Andando de costas;
_ Correndo de costas;
_ Imitando um sapo;
_ Imitando uma bola;
_ Engatinhando...

(Após um tempo apagar as casinhas para que as crianças voltem para seus lugares )

_ Música: Pop pop

Põe a mãozinha pra frente,
põe a mãozinha pro lado,
põe a mãozinha pra frente,
balanço e ela adora!

Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Põe o pezinho, a cabeça, a barriga, o bumbum, o joelho...)

_ Tocar as partes do corpo da criança e pedir para que falem o nome