domingo, 16 de agosto de 2009

Brincadeiras folclóricas

BATATA QUENTE

Como brincar:
As crianças sentam-se no chão, for
mando um círculo. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música. Se for lenta, bem devagar; se for agitada, bem depressa. Quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira. Se alguém tentar passar a batata depois que a música parar , também será eliminado. O jogo termina quando ficar apenas um jogador, que será o vencedor.

BARRA MANTEIGA

Brincar é bom, então chame sua turma para participar dessa brincadeira!

Vocês podem brincar de "barra-manteiga" em um quintal, uma praça ou o pátio da escola. O espaço precisa ser dividido em três partes conforme o desenho acima.

As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima.

As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr.

A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe.

Vence o time que pegar todos os adversários.


Rosane Volpatto

Um comentário:

Isabel disse...

Angelica, adorei seu blog tem tantas coisas interessantes, que não queria mais sair. Parabéns.