quinta-feira, 9 de julho de 2009

Chupeta: Quando parar de usar?


O uso prolongado da chupeta pode acarretar problemas nas arcadas dentárias das crianças, além de provocar uma respiração pela boca e alterar a musculatura facial da mastigação, dificultando a alimentação correta.

Levando-se em consideração esses fatores é importante o conhecimento da idade ideal para a retirada desse mau hábito. Considerando as várias fases de crescimento e desenvolvimento, teremos três idades limites para a criança parar de sugar a chupeta .

1º Idade:
Funcional- para preservar as funções bucais musculares, principalmente a respiração e a mastigação, a chupeta deveria ser retirada assim que nascessem os primeiros dentes. Este é um sinal orgânico inclusive para a parada da amamentação e o início da introdução de uma dieta pastosa.
Retirar a chupeta antes de um ano de idade é o ideal para a manutenção da funcionalidade ideal da boca e da face.

2º Idade:
Da forma- para preservar a forma dos arcos dentários o ideal seria a retirada da chupeta até os três anos de idade. Nesta fase, mesmo já existindo alguma alteração da forma dos arcos, a plasticidade óssea e da posição dos dentes, permite que eles retornem à posição normal sem maiores danos.

3º Idade:
Da emoção- esta fase é definida pela maturidade emocional da criança e como os familiares reagem perante ao mau hábito.
O ato de sugar, desde a amamentação, traz conforto e bem estar, só que deve ser substituído pelo bem-estar de comer e principalmente o bem-estar emocional. Portanto todas as ações devem ser guiadas pelo bom senso cercadas de muito carinho e compreensão.

A retirada da chupeta nunca pode ser acompanhada por um momento de frustração e/ou desconforto físico e emocional. Deve ser feito gradativamente com o apoio da mãe e dos familiares. Eles devem conversar muito com a criança sobre os benefícios em sanar o ato e evitar falar sobre os danos.

Qualquer tipo de ação, como castigo e ou palmadas, não é a solução ideal. Melhor seria fazer com que a criança desenvolvesse o seu “querer largar a chupeta”, com muito carinho e explicações.
Ações como “dar a chupeta para o Papai Noel” podem ter sucesso quando bem trabalhada com a família.

Cabe ressaltar que a chupeta traz grandes interferências no desenvolvimento e crescimento facial e algumas vezes no desenvolvimento emocional, sendo a melhor prevenção à amamentação natural

Nenhum comentário: